quinta-feira, 26 de maio de 2011

Educação e blá, blá, blá...

Acabei agora de ler um post de um outro blog e fiquei um bocado, ofendida, digamos.
Toda a gente generaliza que o ensino público é mau. É fácil. Os alunos saem da escola a saber o mínimo.
Isto na minha modesta opinião é mentira.
Eu desde do 1º ano que estou no ensino público. Tive sempre, mas SEMPRE, boas notas. Boas críticas.
No 5º houve algumas confusões com as turmas, então a minha era composta pelos alunos da escola Nº2, e os arredores. Enquanto a outra turma era só composta pelos alunos ricos e alunos da Escola Nº1, onde todos têm a mania que sabem mais.
Eu própria fiz o meu infantário aí, convivi com essas pessoas da outra turma, e quando chegamos ao 5º não nos falávamos.
Frequentei até ao 9º essa escola e tive de tudo menos facilitismo. Aliás, qualquer coisa era imediatamente punida, as negativas eram negativas, os professores ajudavam-nos o máximo, e qualquer coisa era só pedir. Não eram professores desinteressados. O professor de Geografia foi dos melhores que tive, mesmo que nós tivéssemos negativa ele pressionava-nos até conseguirmos subir a nota. Ele próprio nos explicava outras disciplinas.
Nunca cheguei a ter provas nem exames sem ser os do 9º. Ficamos uma semana antes a estudar para isso, e o 3º período do ano foi só para praticar exames dos anos anteriores. Era dificil. Eu cheguei a chorar nesses aulas com o desespero de não perceber nada.
Acabamos por fazer os exames e tive 4 a Português e 3 a Matemática. No final do ano tinha média de 4.
Depois da preparatória fui para a escola Secundária, novamente pública e para um Curso Profissional Nivel III. E toda a gente dizia: "vai para Línguas e Humanidades, vai para aquilo, para isto..." Eu mantive sempre a minha posição. Queria aquele curso.
Vantagens:
- Ficamos com experiencia devido aos 2 estágios profissionais que fazemos
- São nos dadas disciplinas técnicas. (no meu caso Contabilidade, Cálculo Financeiro, Gestão, Direito das Organizações)
- Temos a possibilidade de optar pelos exames de admissão na Universidade.
Desvantagens:
- Disciplinas por módulos, são o triplo dos testes do que uma pessoa num curso regular faz. Os testes são feitos pelo professor e nada que seja do GAVE!

E magoa-me mesmo generalizar-se que este tipo de cursos são fáceis, mas o que muita gente só aprende na Universidade, nós aprendemos na Secundária. Só Deus sabe o que era a dificuldade às disciplinas.
O ensino não está facilitado nem um bocadinho, nada mesmo. Porque antigamente intervalos de 20 minutos era pouco e aulas das 9h - 15h era normal.
Hoje são intervalos de 5 minutos e aulas das 8:30 às 18h! São 10h na escola.

(E ainda no meu 10º fiquei até ao dia 25 de Junho na escola a ter aulas. 2 semanas a mais do que o resto do ensino. Todas as aulas são repostas.)

Sem comentários: