domingo, 17 de julho de 2011

O desastre dos exames 12º (Português)

É triste isto. O mundo está a ser arruinado por quem não faz pela vida. Eu sei que os resultados dos exames já saíram, que foram uma completa desgraça, e que ainda por cima a culpa é dos professores.
Pondo os pontos nos i's!
- Seja bom professor ou não, o aluno só tem de fazer pela vida. Se quiser ter uma. Se quiser ir para uma universidade vai começar a estudar logo desde do 10º se for preciso. Se for preciso comprar livros de apoio, compra e ainda os rabisca todos. Se for para ter um futuro, sabe o que fazer.
- Pelos comentários que ouvi a estrutura estava diferente, apareceram 2 heterónimos em vez de 1. Bla bla bla... A matéria era a mesma, a estrutura muda mas é a mesma coisa! Eu já estou a pensar em comprar os livros para ler com tempo e o treino de escrita à mão está a ser feito mediante a realização de uma carta ao meu coisinho!
- Cá para mim o ensino está mal organizado. Os módulos, as gramáticas, as interpretações. As fichas e a formulação de questões. Apanhei frequentemente palavras das quais nunca ouvi falar na minha vida. Por muito culta que eu seja!
- Não somos incentivados a ler. Eu fiquei incentivada à leitura a partir do momento que li "O diário de Anne Frank". Desde daí fiz parte da colecção do José Rodrigues dos Santos. E adoro. Por acaso "O Diário de Anne Frank" está no Plano Nacional de Leitura? Deviam obrigar os miúdos a ler à noite. E parte da culpa disto é dos pais. A minha mãe sempre me disse que gostava de ler, e eu saí a ela. Adoro ler. Faz-me sentir livre e calma!

É assim, eu não estou a chamar burros aos que normalmente têm 15/16 a português e agora tiveram 10 no exame!! O que eu quero dizer é que tanto nós, como o próprio ensino está errado. Foi errado mudar a estrutura, mas temos de estar preparados para tudo. Eu sei que os nervos são muito lixados num exame. Eu sei que por vezes temos brancas. Mas pelo menos a escrita, que acho que foi o mais criticado, devia ser treinado como deve ser. E isso é para todos. Inteligentes, Génios, burros e medianos!

As outras disciplinas irei avaliar depois... Se me apetecer.

Sem comentários: