sábado, 14 de agosto de 2010

O Preconceito

De certa forma é o sentimento que nos faz sentir repugnância.
A nossa sociedade está repleta de Preconceito. Os mais futuristas desafiam os limites, e os conservadores limitam-se a criticar.
Para gentes mais antigas ver uma pessoa negra é sinal de azar. Como se Deus os tivesse pintado de negro para sentirem vergonha. Uma mulher andar com as pernas praticamente sem roupa e o umbigo à vista é repugnado pois é considerada prostituta.
Vivemos certamente num país preconceituoso. Um país em que é repugnada a nudez, a arte atrevida e todo o tipo de coisas fora do normal.
Creio que aqui o problema é sermos um país bastante conservador. A Igreja não desenvolve, e impige aos mais jovens valores que há já muito passaram. Os mais idosos continuam a criticar e quando se tentam abrir a Igreja caí em cima. Sejamos justos, a Igreja não é certamente culpada de tudo isto, mas é certo que é base de muito preconceito. Não aceita o casamento homossexual, o aborto, a nudez. Nada do que "Deus" permitisse que existisse.
É certo de que a televisão veio a ajudar na quebra de muitos preconceitos. O Apartheid foi outro acontecimento fundamental, e o desenvolvimento portugês na Arte.
Hoje vemos jovens empreendedores a pintarem quadros com nudez, a fotografia inclui nudez e caris sexual. Hoje quebram-se os TABUS!
Digamos que há 30 anos atrás aparecia alguém com um retrato a nu e com caris Sexual. Se essa fotografia fosse tornada pública poderia bem custar muito trabalho a muitos tribunais e televisão. Felizmente hoje quebramos os tabus apesar de toda a repugnância que os mais conservadores mostram.
Depois disto, incentivo-vos a alargar horizontes,pesquisem sobre os tabus que vos incomodam, e tentem perceber o porquê de tamanha arte existir. Nada mais artístico que o corpo humano, a perfeição de "Deus".

The Writer

Sem comentários: